X

Os cientistas descobriram por que você está sempre atrasado

imagem reprodução

Qualquer um pode chegar atrasado algumas vezes, claro, mas ser a pessoa que está sempre cinco minutos atrasada (no mínimo) é uma arte.

Uma arte frustrante e inconveniente. Ou, um efeito colateral de seus traços de personalidade, segundo a nova descoberta.

Então o que faz com que algumas pessoas percam constantemente os ônibus, apareçam no casamento logo após a noiva ter aparecido e irritem regularmente seus amigos? E por que isso é tão difícil de ser corrigido?

(Monkey Business Images/Shutterstock)

Os pesquisadores encontraram alguns traços reveladores, como Sumathi Reddy informa para The Wall Street Journal.

“Há todo o tipo de obstáculos e punições para aqueles que se atrasam e o paradoxo é que as pessoas se atrasam mesmo quando existem essas punições e consequências”, explica Justin Kruger, psicólogo social da Escola de Negócios da NYU.

Um dos motivos mais óbvios e comuns que explica porque muitas vezes as pessoas estão atrasadas é que eles simplesmente não conseguem julgar com precisão o tempo que uma tarefa levará – algo conhecido como a falácia do planejamento.

A pesquisa mostrou que as pessoas, em média, subestimam o tempo que uma tarefa levará para completar em 40% dos casos.

Você é uma pessoa “multitarefa”?

Imagem reprodução

Outro traço, que poderia muito bem estar ligado ao primeiro, é que os retardatários são mais propensos a ser multitarefas.

Um estudo de 2003, dirigido por Jeff Conte da Universidade Estadual de San Diego, nos EUA, descobriu que dos 181 operadores de metrô em Nova York, aqueles que preferiam a multitarefa – ou policronicidade – eram os que chegavam mais frequentemente atrasados no trabalho.

Isso ocorre porque a multitarefa torna mais difícil a metacognição, ou a consciência do que você está fazendo, como é visto nos relatórios da Drake Baer para Business Insider.

Questão de personalidade

Em 2001, Jeff também descobriu que há também um tipo de personalidade que é mais comum ser atrasado.

Embora altamente empolgados, os indivíduos de tipo A orientados para a realização do seu trabalho são mais propensos a ser pontuais, os indivíduos de Tipo B, que são mais descontraídos, são mais atrasados.

Na verdade, as pessoas do Tipo A e do Tipo B realmente sentem que o tempo passa de forma diferente, como Reddy informa.

Ao longo de três estudos anteriores, Jeff descobriu que, para os indivíduos de Tipo A, um minuto passou em 58 segundos, onde as pessoas do Tipo B se sentiram um minuto passar em uns 77 segundos.

Então, se você tiver uma diferença de 18 segundos … essa diferença pode aumentar ao longo do tempo”, disse Jeff à Reddy.

Tempo é dinheiro

Imagem reprodução

Claro, saber tudo isso não ajuda necessariamente a resolver o problema – estima-se que os EUA percam US $ 90 bilhões a cada ano como resultado de atrasos das pessoas.

Mas os cientistas também estão começando a aprimorar estratégias que podem melhorar lentamente nossa pontualidade.

Para as pessoas que constantemente subestimam as tarefas, dividir uma atividade em etapas muito detalhadas podem ajudar as pessoas a estimar com mais precisão quanto tempo isso levará.

Um estudo de 2012 também descobriu que pedir às pessoas que mentalmente encarem uma tarefa antes de fazê-lo pode ajudá-los a ser mais realistas quanto à sua duração, Reddy reportou para The Wall Street Journal.

Além disso, os atrasadinhos também precisam perceber que não podem estar em dois lugares ao mesmo tempo, e tentar planejar menos coisas, mais distantes entre si.

Quando se trata de seu tipo de personalidade, infelizmente, não há muito o que você pode fazer para mudar isso. Mas aceitar que você precisa sobrecompensar para isso pode ajudar.

A aceitação, afinal, é o primeiro passo para mudar.

Fonte:

Science Alert

Leia também:

Cientistas desenvolveram uma tecnologia que ajuda a curar cegueira

Categorias: Ciência
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário