Os desafios para quem aceita uma viagem a Marte

A SpaceX, a empresa aeroespacial de Elon Musk, fundadora da Tesla, planeja fazer a primeira viagem de um foguete não tripulado a Marte em 2022 e em 2024 para realizar a primeira missão com humanos.

Estão à frente da NASA, que não planeja enviar o homem ao planeta vermelho até uma década depois, em 2034.

De qualquer forma, aqueles que decidem realizar essa viagem, devem conhecer a parte Mais desagradável para fazer uma viagem a Marte.

Corpo e mente… Os problemas de ser um humano

Aqueles que têm a possibilidade de fazer uma viagem a Marte, seja por sua profissão, seja por serem imensamente ricos e poder pagar, devem saber que a rota vai durar entre seis meses e um ano e meio, já que o planeta vermelho está a 225 milhões de quilômetros de distância da Terra e, certamente, será uma viagem sem retorno.

Claustrofobia vai ser uma preocupação real pra quem for escolhido pra viagem.

Há uma chance real de que os ataques de pânico e sentimentos de estar preso e precisando escapar vão ser um problema pros viajantes.

Se uma pessoa a bordo do navio começa a se tornar delirante e em pânico, ela pode fazer qualquer coisa pra escapar da situação, mesmo que isso coloque os outros em perigo.

Não importa o treinamento de pré-voo, eles vão precisar de um plano de contingência, onde alguém pode, de alguma forma serena e calma, ter que lidar com quem entra num estado frenético.

Fadiga e problemas de coluna são alguns dos efeitos das viagens espaciais de longa duração. Além disso, a possibilidade de erro humano devido ao estresse também é um fator a se preocupar.

 Aquelas coisas básicas…

Um outro enorme inconveniente da viagem a Marte será obter o oxigênio necessário para respirar e sobreviver.

Existem várias maneiras de criar oxigênio a partir de outros materiais, mas esta não é uma tarefa fácil ou é conseguida em alguns anos e os seres humanos precisam de oxigênio para quase todas as funções de nossa vida: da respiração à digestão, divisão celular e crescimento.

Além disso, a atmosfera em Marte é tão fina que é quase impossível reter o calor. A temperatura média do planeta vermelho é de -62 ° C. Aqueles que decidem fazer uma viagem a Marte devem ter armas para lutar contra essas temperaturas extremas.

E a comida então?

A produção de alimentos em Marte é um processo que ainda será testado e aperfeiçoado.

Todo problema concebível terá algum tipo de solução pré-estabelecido pra ter certeza de que ninguém morrerá de fome.

Ainda assim a experiência mostra que não importa quantos procedimentos de segurança você prepare, há sempre a possibilidade da surpresa.

Quem for pra Marte terá que entrar na vibe vegetariana.

Eles terão de cultivar seus vegetais hidropônicos sob iluminação especializada, que incentiva a planta a crescer o mais eficiente possível.

Mas vários pequenos problemas tecnicos podem levar a perder toda uma safra ou suprimento de comidas. O que seria um enorme problema para quem está a aproximadamente 55 milhões quilômetros de um Supermercado.

 Mais alguns inconvenientes de fazer uma viagem a Marte

A radiação é outro problema que irá confrontar aqueles que se atrevem a viajar para Marte.

No plano vermelho, os níveis de radiação são 100 vezes maiores que os da Terra e os efeitos sobre o corpo, se expostos a ele sem o devido cuidado, são terríveis: o cérebro humano se deteriora e provoca convulsões; os olhos podem desenvolver cataratas; Os pulmões podem ser afetados pelo câncer e a pele pode quebrar e mesmo queimar.

O campo magnético da Terra bloqueia uma grande quantidade de radiação solar. Imagem: ESA.

O coração e os órgãos digestivos estão enfraquecidos e sim, a radiação pode até tornar uma pessoa estéril.

E, finalmente, algo que seria extremamente invoveniente numa viagem a Marte: a posibilidade de colisão com um asteróide.

Além da órbita de Marte e antes de chegar a Júpiter, há uma região de 550 milhões de quilômetros cheio de asteróides.

Os cientistas não conseguiram calcular a rota exata que um foguete espacial deve tomar para garantir que não colide com nenhum asteróide, o que, se acontecer, pode significar a falha da viagem.

Se, apesar de tudo isso, você ainda pensa que gostaria de fazer uma viagem a Marte, você pode se informar na NASA ou em qualquer uma das empresas aeroespaciais que se voltaram tentando ser a primeira a levar seres humanos para Marte.

Veja Também:

Referência: