Ossos, tecidos e órgãos negros: o curioso caso da galinha gótica

Galinha gótica

Conheça a história da ‘galinha gótica’ com penas e ovos pretos

A humanidade tem uma relação dúbia com os animais exóticos: ao mesmo tempo que se fascina por eles e se apaixona, tende a caçá-los e colocá-los em extinção. Mas, um dos animais que ficou mais no campo do admirável do que da caça foi essa curiosa ave originária do sudeste asiático. Conhecida como ‘galinha gótica’ ou Ayam Cemani, se trata de um dos mais curioso animais de todo o mundo.

A ‘galinha gótica’ tem penas, bico, crista, ovos e ossos completamente pretos. Sua carne parece emulsificada em algum corante escuro, como tinta de lula. Vinda da Indonésia, a Ayam Cemani surpreende pela quantidade de melanina em seu organismo e é considerada o animal mais pigmentado do mundo.

É claro, a ‘galinha gótica’ não é a única galinha preta do mundo. Diversos galos tem colorações mais escuras, mas a presença da pigmentação em órgãos internos é uma alteração genética completamente diferente do comum. A condição que faz a Ayam Cemani é a fibromelanose.

Vamos explicar como funciona

Grande parte dos animais têm o gene EDN3, que controla a pigmentação da pele. Quando uma ave está em desenvolvimento, algumas células emitem esse gene, que formam células coloridas. Nessas galinhas, entretanto, o EDN3 é liberado em todas as células do corpo, fazendo com que todas elas sejam pigmentadas.

“Temos evidências de que é um rearranjo complexo do genoma. A mutação subjacente à fibromelanose é muito peculiar, por isso temos certeza de que ocorreu só uma vez”, afirmou ao National Geographic o geneticista da Universidade de Uppsala, na Suécia.

Hoje, a galinha começou a ser comercializada ao redor do mundo todo. O preço dos ovos galados de Ayam Cemani – para quem deseja criar uma em casa – pode chegar na casa dos 50 reais. Um pintinho da espécie pode chegar na casa dos 150 reais, muito acima do valor de galos normais para criação.

Fonte:

Hypeness

[Biologia]