Pesquisa por ETs estudou milhões de sistemas estelares; eis o resultado

Pesquisa

Não conte com alienígenas para nos salvar de nossos problemas. A pesquisa “mais profunda e ampla” por inteligência extraterrestre já realizada não encontrou nenhum indicativo de civilizações avançadas.

O estudo foi feito em apenas uma pequena parte do céu e só conseguiu detectar sinais poderosos em frequências específicas, de forma que não indica que alienígenas não existam, mas enfatiza o quão difícil será encontrá-los.

A maneira mais fácil que os astrônomos podem imaginar para detectar alienígenas é por meio de seus sinais de rádio, mas mesmo isso é um desafio imenso.

Os radiotelescópios não só precisam estar no lugar certo e na hora certa, mas também sintonizados na frequência apropriada e com a sensibilidade para captar algo a distâncias alucinantes.

O telescópio Murchison Widefield Array (MWA) tem a vantagem de capturar uma parte incomumente grande do céu por vez, sendo relativamente sensível. 

No entanto, de acordo com o professor Steven Tingay, do Curtin University do Centro Internacional de Pesquisa em Radioastronomia (ICRAR), não foi possível detectar a presença de uma civilização alienígena emitindo sinais semelhantes aos nossos.

O alcance do MWA é semelhante ao do rádio FM, observou Tingay. No entanto, os transmissores mais poderosos da Terra são torres de radar operando em frequências muito mais altas.

Se um transmissor com essa potência, mas a frequência certa, estivesse localizado ao redor da estrela mais próxima do Sol, o MWA dificilmente o detectaria.

Dados os obstáculos, a busca por alienígenas não é a prioridade do MWA. No entanto, quando o telescópio passou 17 horas buscando emissões de óxido nítrico em uma parte particularmente rica em gás da Via Láctea em 98-128 Megahertz, Tingay e a Dra. Chenoa Tremblay perceberam que também poderiam analisar os dados em busca de sinais extraterrestres.

A área de 400 metros quadrados, centrada no remanescente da supernova Vela , contém pelo menos 10 milhões de estrelas, cinco conhecidas por terem planetas.

Se uma civilização baseada em torno de um deles estivesse tentando chamar a atenção da galáxia com um sinal realmente poderoso em torno de 100 Megahertz, o MWA seria o instrumento para encontrá-lo.

Fonte:

IFLSCIENCE

[Astronomia]