Este é o melhor lugar do mundo para observar as estrelas
Quando falamos sobre bons lugares para ver o céu noturno, muitas vezes pensamos em lugares remotos, longe das luzes brilhantes das cidades. No entanto, para grandes observações astronômicas, há outro fator importante a considerar além da poluição luminosa: a atmosfera.
Por esse motivo, muitos observatórios são construídos em locais de grande altitude, latitude média e baixa umidade, em locais como o Chile, por exemplo.
No entanto, os pesquisadores agora estão questionando se essas são realmente as melhores regiões para estudar o céu noturno. Um novo artigo sugere que a Antártica pode ter as melhores condições.
O Dome A (ou Cúpula A) – cúpula de gelo mais alta do Planalto Antártico – permite a visão mais clara do céu estrelado à noite, de acordo com novas pesquisas publicadas esta semana na revista Nature.
As cúpulas de gelo são as porções mais altas das camadas de gelo, elevando-se bem acima do terreno. A Cúpula A da Antártida, embora seja um local ideal para observação de estrelas, é um dos lugares mais frios da Terra, apresentando temperaturas que chegam a -90 graus Celsius. Isso é semelhante à noite em Marte.
É de bater os dentes.
Infelizmente, não podemos simplesmente construir um telescópio lá sem algum desenvolvimento crucial da tecnologia. Os pesquisadores relatam que seus instrumentos foram afetados pela geada, o que não é algo que possa ser subestimado
Se a geada puder ser superada, a equipe sugere que a visão possa melhorar em mais 10 a 12%. A Antártica já tem sua parcela de observatórios astronômicos (como o Cubo de Gelo e o Telescópio do Polo Sul ), e este trabalho sugere que pode se tornar um lugar ainda mais emocionante para a astronomia no futuro.
Os cientistas finalmente identificaram o melhor lugar na Terra para se fazer astronomia, mas será que eles realmente farão isso acontecer? Estamos entusiasmados para saber.