Você tem um calendário?
De volta aos primeiros dias da Roma antiga, os meses não eram realmente uma “coisa”. Qualquer pessoa que prestava atenção poderia sentir as mudanças das estações e ver o nascer do Sol pela manhã e o pôr do Sol no final do dia.
A lenda diz que o mítico fundador de Roma, Romulus, decidiu que havia uma necessidade de um calendário. Observando o crescente número de festivais e atividades ao longo do ano, ele precisava de algum tipo de caminho para acompanhar o que estava acontecendo.
Assim, nasceu o calendário romano de 10 meses. Este calendário lunar começou em março com o equinócio da primavera e terminou em dezembro.
E os dias deixados de fora? Bem, essa pedaço de tempo sem colheita era bastante inútil de qualquer maneira.
O segundo rei de Roma, Numa Pompilius (753-673 aC), revisou um pouco mais esse calendário.
Ele queria torná-lo mais preciso, sincronizando-o com os 12 ciclos lunares de um ano, com cerca de 355 dias de duração. Com tantos dias extras em suas mãos, ele tevê a ideia de criar janeiro e fevereiro. Ele era uma pessoa supersticiosa, e naquele tempo, os números eram considerados de má sorte.
Em vez de deixar cada mês com 28 dias, ele misturou os números de dia em cada mês de uma forma bem diferente. Mas ele teve que ter uma exceção para fazê-lo funcionar: nosso amigo de fevereiro. Confira:
Martius: 31 dias
Aprilius: 29 dias
Maius: 31 dias
Lunius: 29 dias
Quintilis: 31 dias
Sextilis: 29 dias
Setembro: 29 dias
Outubro: 31 dias
Novembro: 29 dias
Dezembro: 29 dias
Ianuarius: 29 dias
Fevereiro: 28 dias
Reforma do Calendário Extremo: Edição Romana
Quando Júlio César chegou ao poder as coisas já estavam completamente fora de sincronia. Por sorte ele havia passado um tempo no Egito, onde os calendários de 365 dias eram populares.
E então em 46 a.C. ele fez uma nova reforma no calendário romano. Moveu janeiro e fevereiro para o começo do ano e adicionou 10 dias ao ano para chegar ao total de 365 dias.
Anos Bissextos
E, como o ano é um pouco maior do que esse número redondo (0,242 dia, para sermos exatos) ele também adicionou um dia extra a cada 4 anos.
No entanto, eles o adicionaram entre os dias 23 e 24 de fevereiro. Muito tempo depois uma nova reforma teria sido feita para oficializar o dia extra no fim de fevereiro – dia 29 nos anos bissextos.
Muito tempo depois uma nova reforma teria sido feita para oficializar o dia extra no fim de fevereiro – dia 29 nos anos bissextos
Fonte:
Referências:
http://www.uh.edu/engines/epi2364.htm
Deixe um comentário