Programe-se para o eclipse total do Sol que vai acontecer em breve!

Eclipse

Um eclipse solar total, o primeiro voo tripulado da SpaceX  são alguns dos eventos da área astronômica para marcar na agenda em 2019.

Eclipses

Em janeiro, no dia 21, teremos um eclipse lunar total que será visível no Brasil – em toda a América, na verdade. Ele será mais fácil de assistir do que o que apreciamos em julho de 2018, porque terá toda a fase de umbra – quando a Terra, Sol e o satélite estão alinhados – visível em todo o país. O fenômeno poderá ser observado durante toda a madrugada – com seu auge às 02h41.

O destaque será o eclipse solar total “aqui do lado”, visível no Chile e em parte da Argentina, no dia 2 de julho. Os preços dos hotéis e das passagens aéreas para a região de melhor visibilidade já aumentaram – nos melhores lugares, inclusive, esgotaram.

Será como o eclipse registrado nos Estados Unidos em agosto de 2017 – o Sol será totalmente “encoberto”, com animais se escondendo e tudo escuro por alguns segundos.

Em 16 de julho, um eclipse lunar parcial será visto na África e em parte da Europa. Nesse caso, o Brasil verá pouco do fenômeno.

O ano acaba com um eclipse do tipo anular em 26 de dezembro, quando a Lua não bloqueia totalmente a visão do Sol, restando um anel iluminado a sua volta. Ele será visto apenas na Oceania e na Ásia.

Primeiro voo tripulado da SpaceX

Em junho de 2019, a SpaceX, do empresário Elon Musk, deverá fazer sua primeira missão tripulada para a Estação Espacial Internacional. O anúncio foi feito em agosto de 2018 pela presidente da empresa, Gwyne Shotwell.

A tripulação será composta pelos astronautas Bob Behnken, Doug Hurley, Victor Glover e Mike Hopkins, da agência espacial americana (Nasa). O primeiro voo de teste ocorrerá no dia 17 de janeiro para coleta de dados sobre o desempenho do foguete Falcon 9.

Teste da Boeing

Assim como a SpaceX, a Boeing também tem uma parceria com a Nasa para testar sistemas de lançamento para a Estação Espacial Internacional. Os primeiros testes deverão ocorrer em março deste ano com a cápsula espacial CST-100 Starliner.

A ideia é enviar os astronautas Eric Boe e Chris Ferguson, veteranos na Nasa, e Nicole Mann, que irá fazer sua primeira viagem.

Tanto a SpaceX quanto a Boeing pretendem usar tecnologias completamente novas em pleno espaço sideral – e nenhuma das empresas está disposta a arriscar demais. Então, é possível que ocorram atrasos no cronograma.

Mais eventos astronômicos:

5 e 6 de Maio – Chuva de Meteoros do Cometa Halley

10 de Junho – Oposição de Júpiter

12 e 13 de Agosto – Chuva de Meteoros Perseidas

11 de Novembro – Trânsito de Mercúrio

17 de Novembro – Chuva de Meteoros Leonidas

Fonte:

G1

Leia também:

Sonda chinesa pousa no lado oculto da Lua pela primeira vez na história

One thought on “Programe-se para o eclipse total do Sol que vai acontecer em breve!

  1. Amei o canal percebi que com o passar do tempo estou até fazendo amizade com os companheiros do canal amei o estudo muito vantajoso valeu a pena por ter entregado a minha vida pra ciências .

Comments are closed.