Trânsito de Mercúrio é o destaque do penúltimo mês do ano, que terá ainda chuvas de meteoros
Treze vezes por século, o planeta Mercúrio se posiciona exatamente entre o Sol e a Terra — um trânsito planetário, previsto pela primeira vez pelo astrônomo Johannes Kepler no início do século 17.
Batizada em sua homenagem, a sonda Kepler foi lançada em 2009 e aposentada em 2018. Ela acompanhou o trânsito de planetas orbitando outras estrelas e descobriu mais de 2,6 mil mundos no Universo.
Neste mês, temos a chance de observar o único trânsito de Mercúrio dos próximos 13 anos. O fenômeno só pode ser visto com telescópios com filtros especiais que bloqueiam a radiação solar. Procure um evento de observação pública perto de você.
Confira abaixo os destaques da agenda astronômica de novembro de 2019:
Dia 02 – EM BUSCA DE PLUTÃO
Observar Plutão é um desafio mesmo para os mais experientes, pois ele é indistinguível de uma estrela até em telescópios de grande porte. Nessa noite, estará situado próximo à Lua, o que torna a tarefa um pouco mais fácil.
Dia 11 – TRÂNSITO DE MERCÚRIO
Quem perdeu o último trânsito de Mercúrio, em 2016, tem agora uma nova chance de ver o menor planeta do Sistema Solar passar exatamente em frente ao Sol. Os brasileiros acompanharão o fenômeno na íntegra, de 9h35 a 15h04.
METEOROS EM TOURO
O cometa 2P/Encke origina duas fracas chuvas de meteoros na Constelação de Touro: Taurídeos do Sul (outubro) e do Norte (novembro). Apesar da atividade tímida, os meteoros costumam ser brilhantes. Mire o Norte a partir de 23h.
Dia 17 – METEOROS EM LEÃO
Os Leonídeos são famosos por eventos com milhares de estrelas cadentes. Infelizmente a poeira do cometa Tempel-Tuttle não deve proporcionar um show neste ano, mas mesmo assim vale a vigília. Olhe para o Leste a partir das 4h.
Deixe um comentário