Quantas horas realmente precisamos dormir para um sono reparador?

Sono Reparador

Quantas horas precisamos dormir para um sono reparador? É maravilhosa a sensação de acordar de manhã pensando: “Hoje acordei novo em folha”. Mas nem sempre é isso que acontece. O nosso dia-a-dia é repleto de preocupações – e, às vezes, na hora de ir dormir, não conseguimos pregar os olhos, por maior que seja o cansaço.

Quantas horas de sono são necessárias?

Para verificar se existe um mínimo de horas de sono para atingir o desejado sono reparador, utilizou-se para o estudo o peixe-zebra – um modelo animal de uso comum nos estudos sobre o cérebro, que possui sono similar ao dos seres humanos.

Após analisar a relação entre as horas de sono e a reparação do DNA, o estudo concluiu que seis horas de sono por noite costumam ser suficientes para a redução adequada dos danos ao nosso DNA.

E se tivermos uma festa?

Entre os muitos mecanismos neuronais diferentes que regulam os ciclos de sono e vigília, encontra-se também a motivação. A motivação, sem dúvida, faz com que sejamos mais propensos a permanecer acordados ou parar tudo e ir dormir, conforme a situação.

Se estivermos motivados, podemos manter bom rendimento físico e mental, por exemplo, escrevendo um artigo interessante, lendo um bom livro ou dançando em uma festa animada – tudo isso além dos nossos horários habituais e ignorando a pressão homeostática.

É claro que, na natureza, a formação de relações com os demais da mesma espécie, as oportunidades de acasalamento e a presença de predadores geram respostas motivacionais que modulam os estados de excitação.

Existem animais que conseguem permanecer acordados ou dormir muito além do normal e até manter acordada somente a metade do cérebro, com um único olho aberto.

Algo similar acontece em seres humanos quando dormimos em uma cama diferente da nossa em uma viagem, o que é conhecido como efeito da primeira noite. Por isso, é muito importante conhecer ao máximo os processos que modulam a excitação e sua relação com permanecer acordado ou ir dormir, a fim de evitar situações delicadas e até de conflito.

Fonte:

BBC Brasil

[Evolução]