Segundo o cientista e fotógrafo Dr. Roger Clark, a resolução do olho humano é de 576 megapixels.
Isso é enorme quando você o compara aos 12 megapixels de uma câmera do iPhone 7.
Mas o que isso significa realmente? O olho humano é realmente análogo a uma câmera?
Uma resolução de 576 megapixels significa que, para criar uma tela com uma imagem tão nítida e clara que não seja possível distinguir os pixels individuais, você teria que empacotar 576 milhões de pixels em uma área do tamanho de seu campo de visão.
Para chegar ao seu número, o Dr. Clark assumiu a acuidade visual ideal em todo o campo de visão; isto é, assume que seus olhos estão se movendo ao redor da cena antes de você.
Mas, em um único snapshot, a resolução cai para uma fração disso: em torno de 5 a 15 megapixels.
Isso porque seus olhos têm muitas falhas que não seriam aceitáveis em uma câmera.
Você só vê alta resolução em uma área muito pequena no centro da sua visão, chamada de fóvea. Você tem um ponto cego onde seu nervo óptico se encontra com sua retina. Você move seus olhos em torno de uma cena não apenas para obter mais informações, mas também para corrigir essas imperfeições em seu sistema visual.
Quantos megapixels tem o olho humana é pergunta errada
A resolução megapixel dos seus olhos é a pergunta errada. O olho não é uma lente de câmera, tirando instantâneos para salvar em seu banco de memória.
É mais como um detetive, coletando pistas de seu ambiente ao redor, depois as levando de volta ao cérebro para juntar as peças e formar um quadro completo.
Há certamente uma resolução de tela na qual nossos olhos não conseguem mais distinguir pixels – e, de acordo com alguns, já existe – mas quando se trata de nossa experiência visual diária, falar em megapixels é simples demais.
Entenda mais sobre o olho humano no vídeo abaixo: