Vênus: Por que nosso planeta vizinho gira no sentido oposto?

Vênus

Vênus, também conhecido por Estrela d’Alva ou Estrela do pastor, é o segundo planeta a contar do Sol e tem algumas características peculiares.Tem uma atmosfera 92 vezes mais densa que a Terra, o que equivale mergulhar mais de 900 metros de profundidade no mar.

Além disso, sua atmosfera é composta principalmente de gás carbônico, o que provoca um forte efeito estufa que eleva a temperatura da superfície para 460ºC, tornando Vênus o planeta mais quente do sistema solar, mesmo estando mais afastado que Mercúrio.

Mas talvez um dos fatos mais curiosos sobre Vênus é que ele gira na direção oposta da maioria dos outros planetas, incluindo a Terra, de modo que nesse planeta o sol nascerá no oeste, não que isso aconteça com frequência: um dia em Vênus equivale a 243 dias da Terra. Muitos cientistas acreditam que os longos dias são resultado da forte atração do sol no planeta.

Mas porque isso acontece não é uma resposta fácil de se responder

Mas os cientistas ainda ficam intrigados com a revolução retrógrada de Vênus. Agora, uma equipe de cientistas do instituto de pesquisa francês Astronomie et Systemes Dynamiques propôs uma nova explicação, publicada na edição desta semana da Nature.

A teoria atual sustenta que Venus inicialmente girou na mesma direção que a maioria dos outros planetas e, de certa forma, ainda faz: simplesmente lançou seu eixo 180 graus em algum ponto.

Em outras palavras, ele gira na mesma direção que sempre tem, apenas de cabeça para baixo, de modo que olhando para ele a partir de outros planetas faz a aparência parecer inversa.

Os cientistas argumentaram que a atração gravitacional do sol na atmosfera muito densa do planeta poderia ter causado fortes marés atmosféricas. T

ais marés, combinadas com fricção entre o manto de Vênus e o núcleo, poderiam ter causado um giro que tirou do eixo “normal”.

Agora Alexandre Correira e Jacques Laskar sugerem que Vênus pode não ter virado. Eles propõem em vez disso que sua rotação desacelerou e paralisou a direção.

Tendo em conta os fatores mencionados acima, bem como os efeitos de maré de outros planetas, o time concluiu que o eixo de Vênus poderia ter mudado para uma variedade de posições ao longo da evolução do planeta.

Independentemente de virar ou não, os pesquisadores acrescentam que Vênus seria mais estável em um dos dois estados rotacionais retrógrados. Então, em essência, era apenas uma questão de tempo antes de Vênus começar a girar no caminho errado.

Referências:

Scientific American

Apollo 11

http://www.astropt.org

[Realidade Simulada]