Astrologia vs Astronomia
A astrologia e astronomia foram a mesma coisa por muito tempo, as duas eram formas de observação dos astros e tentativas de entender os ciclos que regem o universo, nosso planeta e a vida na terra.
Mas enquanto a astronomia continuou olhando para cima e tentando compreender cada vez mais, a astrologia continuou parada no tempo e se especializando em olhar para dentro e explicar cada vez mais o que as pessoas querem ouvir.
Diferença entre as duas:
A maior diferença entre as duas começou durante a renascença, quando a astronomia ajudou a desenvolver o método científico, que aplica e segue desde então. As observações dos primeiros astrônomos eram anotadas compartilhadas na forma de publicações, que podiam ser comparadas, checadas e corrigidas por outros astrônomos.
Kleper, que também ganhava a vida como astrólogo, fez enormes avanços na astronomia, com observações cada vez mais precisas, e com o desenvolvimento e teste de leis.
Foi assim que Isaac Newton conseguiu desenvolver a teoria que explica a força que os astros exercem à distancia sobre nós. A lei da Gravitação Universal, além das próprias medidas ele usou medidas feitas por outros astrônomos.Trabalhou sobre os ombros de gigantes.
Leia também: Isaac Newton – Um Dos Maiores Gênios da Humanidade
Por propor uma explicação descrita matematicamente, ao invés de usar termos vagos e contraditórios, ele permitiu o uso de outra ferramenta científica. A geração de previsões e o teste de hipótese.
Descoberta de Netuno
Essas ferramentas tornaram a ciência tão poderosa, que Alexis Bouvard predisse que algo com uma gravidade deveria estar perturbando a órbita do planeta Urano, e descobriu Netuno. Ele propôs um planeta até então desconhecido, que depois foi encontrado e confirmado. Fez uma previsão que foi testada e aceita.
E a astrologia?
Já a astrologia, por não usar o método científico, continua em grande parte defasada. Ela não leva em conta várias descobertas astronômicas, com a precessão dos equinócios, o movimento circular que o polo da terra leva quase 26.000 anos para completar.
Nem mesmo considera outros planetas e constelações que foram descobertos nos últimos séculos. Que se pudessem causar o efeito os astrólogos alegam que tem, deveriam ter causados pertubações não explicadas na personalidade das pessoas, que levassem uma nova descoberta astronômica, ou astrológica. Como foi a interferência de Netuno na órbita de Urano.
Assista ao vídeo onde o astrônomo Carl Sagan fala sobre astrologia:
SAIBA MAIS:
- Artigo de Shawn Carlson publicado de 1985: http://goo.gl/nSKmTJ
- Astronomia e Astrologia andavam juntas 1: http://goo.gl/Cxb4ZR
- Astronomia e Astrologia andavam juntas2: http://goo.gl/Ie6z4j
- Dragões de Garagem sobre Astrologia: http://goo.gl/HcslhW