Se alguém lhe enviar isso no Facebook Messenger, não clique no link
Com mais de 2,85 bilhões de usuários ativos mensais, segundo levantamento próprio, o Facebook é uma das redes sociais mais populares da web. Naturalmente, isso atrai golpistas que buscam vítimas com o objetivo de obter seus dados pessoais e/ou seu dinheiro.
A plataforma tem políticas que tentam defender os usuários, mas muitos cibercriminosos conseguem burlar essas regras, maior parte dos ataques usa engenharia social e apela para pedidos urgentes como forma de convencimento. Por isso, é fundamental manter-se atento.
Golpe
Um golpe de phishing está circulando no Facebook Messenger – e usa apenas quatro palavras para induzir as pessoas a compartilhar seus dados.
O golpe se espalha a partir de contas comprometidas de amigos e familiares e traz uma mensagem inócua: “olha o que encontrei”. É seguido não por uma foto fofa de um gatinho , mas por um link.
Clicar no link solicita que o usuário faça login no Facebook novamente – só que não é o Facebook real, mas outro site projetado para roubar seus dados, instalar malware em seu dispositivo ou assumir o controle de sua conta.
Este é apenas um dos muitos golpes que proliferaram ultimamente, e muitas vezes as pessoas não percebem que se tornaram vítimas. Tem havido uma série de golpes tentando levar as pessoas a investir em cripto no Instagram, além de histórias no Facebook e no Instagram pedindo às pessoas que enviem uma mensagem ao autor se precisarem de ajuda financeira – uma particularmente insensível.
Nem sempre é óbvio identificar um golpe. Seja cauteloso se a mensagem for incomum ou inesperada ou se a gramática não fizer sentido. Pergunte sobre o que é o link, certifique-se de que é um perfil legítimo que está enviando uma mensagem para você e entre em contato com a pessoa por outros métodos se achar que um perfil real foi comprometido.