Seremos capazes de trazer cadáveres congelados de volta à vida?

Criogenia

Você certamente já ouviu falar sobre criogenia, ou já assistiu algum filme onde pessoas são congeladas e aguardam para ressuscitar!

Ou ainda lembramos de embriões: óvulos fecundados podem ficar no congelados com grandes possibilidades de sobreviver a um descongelamento.

Pois bem essa realidade para humanos adultos já existe e é bastante procurada.

O que é Criogenia Humana:

A ideia é simples, o tramite nem tanto:  após a morte  do individuo o corpo é congelado e no futuro, com o avanço da medicina, poderão ser descobertas soluções para as doenças que levaram o individuo a morte e assim curar os danos nos níveis celular e molecular restaurando a saúde física e mental completa.

Pelo menos é o que promete a Cryonics – Alcor Life Extension Foundation. Eles já congelaram mais de 150 pessoas e tem mais de 1.000 clientes a epera da morte para iniciar o processo.

Corpo e Mente:

Para garantir que após a reversão do congelamento o individuo não perca sua essência, ou seja, pensamentos, lembranças, memorias e a identidade pessoal a intervenção precisa ser realizada o mais breve possível.

Essa agilidade também evita que o cérebro perca informações e identidade, que para a empresa realizadora da criogenia significa o verdadeiro limite entre a vida e a morte.

Como ser um membro da criogenia:

É relativamente fácil ser “um cliente” da criogenia Humana. Basta ser capacitado legal e financeiramente.
Você assinará um contrato, pagará um valor estipulado de acordo com o que vai congelar (sim, você pode congelar apenas partes ou o corpo inteiro), fazer uma apólice de seguro, assinar alguns documentos e pagar anualmente uma taxa onde o valor varia de acordo com sua residencia, país, etc.

Os “membros” como são chamados os clientes, recebem uma pulseira de identificação, informando aos médicos e hospitais que a empresa deve ser notificada com urgência, para que os tramites possam ser feitos.

Primeira Criogenia Humana:

O primeiro caso aconteceu em 1967, desde então mais de 100 pessoas já passaram pelo processo. E o primeiro homem a passar pelo procedimento, foi o pai de Fred Chamberlain, o fundador da empresa Alcor.

Em 2001 houve avanços na tecnologia que permitiram aprimorar ainda mais a criogenia humana.
Esses avanços na área médica à criónica como é chamada, também precisa de apoio e avanço legal, no que diz respeito as leis que protegem e asseguram direitos e integridade do cidadão.

O curioso é que na ocasião do congelamento do pai de Fred a criogenia dos corpos era realizada em empresas terceirizadas. Somente em 1982 a empresa de Fred começo a realizar os procedimentos por conta própria.

O que é criogenia/criònica:

Do grego Kryos significa frio, gelado, é a preservação de seres humanos que não podem mais serem sustentados pela medicina atual, com a proposta de que possam ser ressuscitados e curados no futuro, usando tecnologias médicas mais avançadas.

A crio preservação das pessoas ainda não é reversível, considerando o cenário médico e tecnológico existente. E ela só pode ser praticada na sequencia da morte legal.

O raciocínio para a criònica é que definições médicas e jurídicas que temos hoje da morte são imprecisas e que os pacientes crio preservados que não cumprem a definição mais rigorosa da teoria da informação da morte retem estrutura biológica e neurológica suficientes para serem restaurados, usando tecnologias avançadas.

Como é feita a Criogenia Humana:

Os procedimentos ideais começam quando há a parada cardíaca. Neste momento a circulação sanguínea e a respiração são restauradas artificialmente e diversos medicamentos são administrados para proteger o cérebro  da falta de oxigeno.

Como nem sempre é possível uma resposta tão rápida, os procedimentos buscam ser feitos da melhor forma possível e o chamado ‘processo ideal’ já foi alcançado diversas vezes.

Após o transporte do corpo para a sede da empresa, as manipulações finais são iniciadas no laboratório de circulação extracorpórea, mantidos em uma solução de nitrogênio liquido.

Com os avanços que citamos anteriormente, entendeu-se que por meio da vitrificação (falaremos disso mais tarde), processo de congelamento sem gelo, a restauração do corpo é completa, órgãos como os rins e cérebro serão totalmente recuperados sem ocasionar danos pelo gelo.

Até o momento nenhum humano adulto foi revivido a temperaturas abaixo de zero
Os membros estão aguardando os avanços da nanotecnologia molecular, que ajudará a reverter danos também associados ao processo crônico.

Além de humanos, os queridos animais de estimação também podem ser crio preservados. Estima-se que na Alcor existam pelo menos 30 deles aguardando o retorno a vida.

De qualquer forma, caso tenham uma farta quantia guardada ou investida, pensei em dividi-la com os prazeres da vida e os mistérios da morte! Vai que…

Fontes:

http://alcor.org

https://goo.gl/A3RXGD<

Veja também:

Sua voz muda quando você fala com alguém atraente