Um lago gigante aparece no meio do Vale da Morte

Vale da Morte

Raro lago se forma no Vale da Morte, um dos lugares mais quentes do mundo

O Vale da Morte, na Califórnia, é famoso por ser um dos lugares mais quentes e secos da Terra. Não em algum lugar que você esperaria encontrar um lago.

Mas depois de uma semana de fortes chuvas, tempestades e inundações, um enorme lago realmente apareceu.

O fotógrafo Elliott McGucken esteve na região para fotografar as consequências da tempestade e capturou a imagem de um lago que se formou na área do Vale, sem extensão definida.

“É uma sensação surreal ver tanta água no lugar mais seco do mundo”, disse Elliot McGucken ao SFGate. “Há uma ironia mesmo que eu não tenha conseguido chegar à Badwater Basin.

O Parque Nacional do Vale da Morte detém o recorde de temperatura do ar mais quente já registrado na Terra – 56,7 ° C (134 ° F) – que ocorreu em 10 de julho de 1913.

Ele também detém o recorde de temperatura do solo mais quente, uma temperatura de 93,9 ° C em 15 de julho de 1972, e o recorde do mês mais quente já registrado com temperatura média em dias e noites de 42,3 ° C para julho de 2018 (que quebrou seu próprio recorde estabelecido no mês de julho anterior).

Tem uma precipitação média de 6 centímetros por ano, tornando-se um dos lugares mais secos da Terra também.

Não está claro o tamanho exato do lago, mas funcionários do Serviço Nacional de Parques enviaram a McGucken uma estimativa de 16 quilômetros  de comprimento, logo após as chuvas da semana passada. O lago ainda está lá, mas está ficando menor.

Apesar de seu nome, o Vale da Morte não é desprovido de vida.

Carneiros selvagens, coiotes, ratos cangurus, lebres e tartarugas fizeram da terra árida seu lar. Sua paisagem única – uma bacia abaixo do nível do mar cercada por montanhas – significa que as pontas dos picos podem experimentar a neve, enquanto a paisagem ocasionalmente brota em vastos campos de flores silvestres, conhecidas como super-flores.

Fonte:

IFLSCIENCE

Leia também:

A África está se dividindo fisicamente em dois continentes