Vídeo de drone revela mais de 100 baleias presas em “jaulas” submarinas

Baleias

Segundo algumas reportagens da imprensa, o vídeo registrado por um drone mostra mais de 100 baleias despojadas de seus habitats e presas em “currais” na costa da Rússia, perto da cidade de Nakhodka.

A descoberta de 11 orcas e ao redor de 90 baleias beluga deu passo a abertura de uma investigação. A “prisão de baleias” contém o maior número destes mamíferos marinhos cativos até a atualidade; recintos tão pequenos que os pesquisadores acham que a maioria das baleias foram capturadas quando eram filhotes.

O motivo? Possivelmente as baleias sejam vendidas ilegalmente a aquários e parques aquáticos chineses. As baleias “assassinas” são um produto popular na indústria dos parques temáticos do mundo todo.

De fato, na China, há mais de 60 parques marinhos e outro grande número em construção. Apenas uma orca pode ser vendida facilmente por mais de 6 milhões de dólares.

proibição mundial da caça de baleias com fins comerciais em 1982 proibiu a captura de baleias com fins não educativos ou científicos. São quatro as empresas que estão atualmente alugando o espaço na costa de Rússia, e entre todas exportaram 13 orcas à China entre 2013 e 2016.

No início de novembro de 2018, os meios locais capturaram uma grua que movia uma baleia do recinto até um tanque na costa, o que gerou suspeitas de que as baleias estavam sendo transportadas a um lugar desconhecido:

Essas mesmas companhias afirmam ter recebido permissão para capturar 13 orcas a mais este ano, mas o promotor que pesquisa o “cárcere de baleias” está investigando os documentos para averiguar se os animais foram capturados com fins científicos ou educativos, ou se foram capturados de forma ilegal.

Segundo os relatórios, as companhias também alugavam às baleias como uma forma de evadir as leis que proíbem vendê-las por razões comerciais.

Teme-se que este mercado potencialmente ilegal possa causar estragos nas populações que já estão diminuindo. Segundo Oganes Targulyan, coordenador de investigação do Greenpeace Rússia.

Greenpeace também explicou que manter às baleias presas em pequenos recintos superpovoados como os de Nakhodka é uma tortura para os animais.

Fonte:

https://www.mdig.com.br/

Leitura adicional:

https://www.iflscience.com/

Leia também:

Assista a NASA liberando 1,7 milhão de litros de água em 1 minuto