Vídeo em 360º mostra o foguete que levará humanidade de volta à Lua

Foguete

O Sistema de Lançamento Espacial, ou SLS (sigla em inglês para Space Launch System) vai levar a humanidade de volta ao solo lunar pelo programa Artemis e, depois, dar uma carona para os primeiros astronautas que vão a Marte.

Nesta sexta-feira (18), a Nasa divulgou um vídeo 360º do poderoso foguete que vai à Lua, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

O vídeo mostra o estágio central de 64 metros de altura sendo posicionado entre dois propulsores laterais, em preparação para lançamento. O SLS é uma das partes primordiais do programa de exploração lunar.

Até o final de 2021, a agência espacial pretende enviar a cápsula Orion, sem tripulação, para dar uma volta ao redor da Lua e voltar à Terra.

O foguete SLS tem algumas características de naves tradicionais, por ter sido construído em um momento que empresas como a SpaceX ainda trabalhavam nos modelos reutilizáveis.

Pelo porte, o sistema é o único capaz de levar de uma vez a cápsula, os astronautas e suprimentos até o satélite.

O SLS ainda guarda similaridades com a nave Starship, que a companhia de Elon Musk desenvolve e aprimora com o objetivo de colonizar Marte.

O mega-foguete da Nasa para ir à Lua já custou US$ 10 bilhões à agência, além de US$ 16 bilhões da cápsula. Quando montado, ele terá quase 100 metros de altura.

Os primeiro tripulantes vão para o satélite natural do nosso planeta em 2024. A lista com os 18 astronautas que integrarão a primeira missão foi divulgada pela Nasa em dezembro do ano passado.

A agência norte-americana destacou ainda que, além da primeira mulher, vai pousar a primeira “pessoa de cor”, como são chamadas as pessoas que não são brancas nos EUA, na Lua.

Os 18 primeiros astronautas são: Joseph M. Acaba, Kayla J. Barron, Raja Chari, Matthew S. Dominick, Victor J. Glover, Warren Hoburg, Jonathan Kim, Christina H. Koch, Kjell N. Lindgren, Nicole A. Mann, Anne C. McClain, Jessica U. Meir, Jasmin Moghbeli, Kathleen Rubins, Francisco C. Rubio, Scott D. Tingle, Jessica A. Watkins e Stephanie D. Wilson.

Fonte:

Olhar Digital

[Lua]