Vigem no tempo sem criar paradoxos é possível com universos paralelos

Paralelos

Viagem no tempo sem paradoxos é possível com muitos universos paralelos

Antes de mais nada, vamos deixar claro: viagens no tempo, com nossa tecnologia e conhecimento atual, não são possíveis.

Isso não impede os cientistas de elaborar teorias sobre como torná-las reais, ou tentar desenvolver soluções para os problemas que o conceito apresenta, como o “paradoxo do vovô”.

Quem já assistiu “De Volta para o Futuro” conhece o conceito: Marty McFly volta no tempo, para a década de 50, onde acidentalmente impede o primeiro encontro de seu pai e sua mãe.

Com isso, corre o risco de “desaparecer” (representado por uma foto dele com sua família, onde vai sumindo aos poucos) e precisa consertar a linha do tempo e reunir seus pais antes que seja tarde demais.

Agora, a New Scientist relata que os físicos Barak Shoshany e Jacob Hauser, do Perimeter Institute, no Canadá, encontraram uma solução aparente para esses tipos de paradoxos que requerem um número muito grande – mas não necessariamente infinito – de universos paralelos.

A  pesquisa foi publicada no arquivo de pré-impressão arXiv

Ela descreve um modelo no qual uma pessoa poderia teoricamente viajar de uma linha do tempo para outra, passando por um buraco no espaço-tempo, ou buraco de minhoca, de uma forma que eles afirmam ser “matematicamente possível”.

Múltiplas linhas do tempo permitiriam que você viajasse para uma linha do tempo diferente e matasse seus avós sem causar um paradoxo.

Mas o número de linhas do tempo não precisa ser infinito para que isso funcione, calcularam os pesquisadores.

O modelo tem uma grande desvantagem, pelo menos para propósitos narrativos: a viagem no tempo não fará nenhum bem para sua própria linha do tempo.

“O que viagem no tempo significa aqui é pisar entre essas histórias – isso é ainda mais estranho”, disse o astrofísico e especialista em matéria escura Geraint Lewis, da Universidade de Sydney, que não esteve envolvido na pesquisa, à New Scientist .

“Em algum nível, nem parece mais uma viagem no tempo, porque qual é o sentido de voltar e matar Hitler se a segunda guerra mundial ainda se desenrola no universo de onde você vem?”

Fonte:

Futurism

[Física]