X

Você sabe o que é Pareidolia?

A pareidolia é uma característica presente em todos nós seres humanos. Ela nos faz reconhecer rostos em qualquer formação de luz, sombra ou objetos que formem traços básicos de uma face humana.

O que é Pareidolia?

A pareidolia é um fenômeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado. É comum ver imagens que parecem ter significado em nuvens, montanhas, solos rochosos, florestas, líquidos, janelas embaçadas e outros tantos objetos e lugares.

Ela também acontece com sons, sendo comum em músicas tocadas ao contrário, como se dissessem algo. A palavra pareidolia vem do grego para, que é junto de ou ao lado de, e eidolon, imagem, figura ou forma. Pareidolia é um tipo de apofenia.

Ilusões

Em situações simples e ordinárias, este fenômeno fornece explicações para muitas ilusões criadas pelo cérebro, por exemplo, discos voadores, monstros, fantasmas, mensagens gravadas ao contrário em músicas entre outros. O fenômeno psíquico, diante de uma figura com dados aleatórios, pode variar segundo o ângulo do observador.

Para uma criança, por exemplo, uma figura notada talvez possua formas que tragam à lembrança animais de estimação, personagens de desenhos animados ou qualquer outra coisa condizente com a faixa etária de compreensão sobre coisas. Para uma pessoa com uma faixa etária superior, a mesma figura assume formas diferentes conforme a capacidade criativa de associação de formas.

Veja algumas imagens que farão você perceber que também carrega um pouquinho de pareidolia.

 

Rosto em Torneira
Rosto em Garrafa Térmica
Casa com formato de Rosto

Herança Biológica

Esta capacidade complexa e sutil é o resultado de eras de seleção natural, que favoreceu os indivíduos com a melhor percepção para identificar, por exemplo, algo ameaçador em outras pessoas, proporcionando uma oportunidade de fugir ou atacar preventivamente.

Em outras palavras, o processamento desta informação inconscientemente – antes de ser passado ao resto do cérebro para um processamento detalhado – acelera o julgamento e a tomada de decisões. Um detalhe interessante é que esta capacidade, embora altamente especializada para o processamento e reconhecimento de emoções humanas, também funciona para determinar o comportamento de animais selvagens, o que reforça ainda mais a relação da pareidolia com a própria história da evolução.

Referências :

  1. https://goo.gl/pvmwqL
  2. https://goo.gl/tqUtGT
  3. Leia também : Como Albert Einstein contribuiu para o GPS?

 

Categorias: Ciência
Davson Filipe: Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.
Postagens relacionadas
Deixe um comentário