Fenômeno raro da Lua azul acontecerá em Janeiro

Fenômeno raro da Lua azul acontecerá em Janeiro

Depois da primeira Lua cheia e Superlua do ano, e ainda em Janeiro, teremos um fenômeno chamado Lua azul.

Lua azul é a expressão usada para designar a segunda lua cheia que ocorre em um mesmo mês. Este fenômeno  ocorre em intervalos de dois anos devido a diferença no tempo de uma lua cheia até a próxima, de 29,5 dias e a duração dos meses que possuem de 28 a 31 dias.

O fenômeno acontecerá no dia 31 de Janeiro e você poderá observar até mesmo a olho nu.

Apesar do nome a lua azul ela não adquire a cor azul nesta ocasião. É possível que a lua exiba um brilho azulado devido a condições atmosféricas próprias mas a ocorrência delas não é previsível.

Quando será o próximo fenômeno da Lua Azul?

Fenômeno raro da Lua azul acontecerá em Janeiro

Depois dessa, a próxima Lua azul vai ocorrer em Outubro de 2020, portanto, é uma oportunidade e tanto para observar nosso satélite natural com outros olhos. Como já citamos logo acima, até mesmo a olho nu você conseguirá ver o fenômeno, mas se você tiver algum equipamento de observação não deixe de usar para apreciar mais detalhes da Lua.

O ano de 2018 já começa especial, não é mesmo? Esse é apenas um dos vários eventos que ocorrerão durante os meses. Fique ligado em nossa página para não perder nenhum fenômeno futuro e para ficar ligado nas novidades no mundo da astronomia.

(com informações do Mistérios do Espaço.)

Veja também :

Humanidade não entraria em pânico com a descoberta de vida extraterrestre

Ouça o disco dourado que viaja pelo espaço a bordo das naves Voyager

Você já ouviu falar no Cometa Halley?

Davson Filipe é Técnico em Eletrônica, WebDesigner e Editor do Realidade Simulada - Blog que ele próprio criou com propósito de divulgar ciência para o mundo. Fascinado pelas maravilhas do universo, sonha em um dia conhecer a Nasa.