Cientistas podem ter descoberto uma nova classe de buracos negros

Classe

Um estudo publicado na revista Science por um time internacional de pesquisadores revela indícios da existência de uma nova classe de buracos negros com massas menores do que as já vistas nesses objetos.

A descoberta pode ajudar a reformular o entendimento sobre essas misteriosas estruturas. Os especialistas agora incluíram na lista um buraco negro de 3,3 vezes a massa do Sol.

Antes acreditava-se que os buracos negros eram muito maiores: com 15 vezes a massa da estrela do nosso Sistema Solar, ou até mesmo com 31 vezes essa massa.

“Se nós descobrimos uma nova população de buracos negros, isso pode nos mostrar quais estrelas explodem, quais não explodem e quais originam os buracos negros, que formam, por sua vez, estrelas de nêutron”, disse em comunicado, o líder do estudo, Todd Thompson, professor de astronomia na Universidade Estadual de Ohio.

Para estudar os buracos negros, os cientistas se basearam em dados do Observatório de Apache Point, do estado norte-americano do Novo México. Isso lhes deu acesso a informações de 100 mil estrelas da nossa galáxia, a Via Láctea.

Segundo Thompson, o sistema permitiu ver também se uma estrela orbitava por algum outro objeto.

Os pesquisadores analisaram então mudanças na radiação emitida pelas estrelas, notando alterações em comprimentos de onda que davam pistas de que os astros luminosos poderiam estar acompanhados por buracos negros.

A partir daí as informações foram ainda mais aprofundadas com dados das imagens do All-Sky Automated Survey for Supernovae, banco elaborado pela pesquisadora Tharindu Jayasinghe.

E, por fim, foram feitos cálculos com dados de satélite e de um equipamento do Observatório Astrofísico Smithsonian, dos EUA.

“O que nós fizemos foi revelar um novo modo de procurar buracos negros, mas nós também potencialmente identificamos o primeiro de uma nova classe de buracos negros de baixa massa, que os astrônomos não conheciam antes”, disse Thompson. [Revista Galileu], [Astronomia]