Descubra o que a ciência sabe do déjà vu e a técnica usada para ativá-lo

Déjà vu

Já aconteceu com você de, por exemplo, ir a um lugar qualquer pela primeira vez e, de repente, ter a nítida sensação de já ter estado lá antes?

Ou, ainda, de estar batendo papo com um amigo e, também, ter a impressão de que aquela conversa já tinha acontecido anteriormente?

Esse fenômeno é conhecido pelo nome de déjà vu e se caracteriza pelo sentimento de que uma determinada experiência está sendo vivenciada pela segunda vez.

A estimativa é de que 66% das pessoas tenham alguma forma de déjà vu ao longo da vida. 

O déjà vu já havia sido associado à teoria das falsas memórias; a ideia de que podemos ver algo uma vez e quando expostos a uma cena ou situação semelhante, nosso cérebro responderá criando uma memória que realmente não aconteceu.

No entanto, um experimento liderado pela pesquisadora de psicologia Akira O’Connor em 2016 revelou que esse pode não ser o caso.

Em vez de falsa memória, o cérebro está checando e enviando uma mensagem de erro, sinalizando o que realmente experimentamos versus o que pensamos ter experimentado.

Como os cientistas acionaram artificialmente o déjà vu nos voluntários do estudo?

Passo 1

Os participantes receberam uma lista de palavras para lembrar, incluindo cama, travesseiro, sonho e cochilo; todas as palavras que estão conectadas, neste caso, à palavra “dormir”.

Passo 2

Eles foram questionados se alguma das palavras começou com a letra ‘S’. Claro, cada pessoa disse que não.

Passo 3

Posteriormente, os voluntários foram questionados se a palavra “sono” foi incluída na lista anterior de palavras. Isso provocou uma sensação de déjà vu.

Passo 4

Aqueles que experimentavam o fenômeno do déjà vu foram escaneados usando ressonância magnética funcional (fMRI) para identificar as partes ativas do cérebro.

Passo 5

Os exames revelaram que o centro de memória do cérebro, o hipocampo, inesperadamente não estava ativo, mas as áreas frontais que lidam com a tomada de decisão estavam ativas.

Referências:

How It Works/SCOTT DUTFIELD

[Mega Curioso], [Ciência]