É realmente possível morrer de tanto rir?

Rir é o melhor remédio, ou é  só um velho ditado?

Embora extremamente raro, houve alguns casos documentados ao longo da história em que o riso, ao invés de uma cura, era realmente uma causa de morte.

Mas exatamente como a morte do riso pode acontecer?

A maioria dos médicos acredita que esses casos de morte por riso – supostamente envolvendo figuras bem conhecidas como o filósofo grego Chrysippus e o escritor escocês Thomas Urquhart – ocorrem quando a vítima sorria tão forte que desencadeou um ataque cardíaco ou uma asfixia.

Busto do filósofo grego Chrysippus, que supostamente sofreu a morte por risos no século III AC.

Em seguida, há casos como o de Alex Mitchell, um inglês que, segundo informação, morreu rindo em 1975.

Ele tinha uma condição de ritmo cardíaco irregular preexistente chamada síndrome de QT Longo, na qual o excesso de esforço podem fazer com que o coração tenha pausas longas entre os batimentos. Esta doença, combinada com os efeitos de um  riso de 25 minutos, foi o que acabou causando sua morte.

No entanto, as irregularidades cardíacas não são a única causa que contribui para a morte por risos.

O rei Martin de Aragão, por exemplo, diz que já teve indigestão, quando, ao ouvir uma piada divertida de seu bobo da corte, riu por várias horas antes de morrer em 1410. No entanto, esta história é amplamente contestada.

Rei Martim de Aragão

E os casos continuam…

Em outra história  amplamente divulgada, muitos dizem que o famoso escritor e matemático escocês Thomas Urquhart foi vítima da morte de um riso depois de ouvir que Charles II tomou o trono da Inglaterra, da Irlanda e da Escócia em 1660.

Thomas Urquhart

Enquanto isso, o filósofo grego Chrysippus teria morrido no século III aC. depois de ver um burro comendo seus figos.

Ele pediu a seu escravo para dar um pouco de vinho para o burro que obviamente ficou bêbado. Quando ele viu a cena, riu tanto que teve uma parada cardíaca e morreu.

No entanto, algumas teorias afirmam que Chrysippus realmente morreu por uma convulsão ou intoxicação por álcool.

Voltando um pouco mais, no século V aC, o pintor grego Zeuxis teria sofrido a primeira morte documentada da história por riso.

Aparentemente, uma mulher pouco atrativa encomendou uma pintura de Afrodite, (Deusa do amor e da beleza) para Zeuxis, usando ela como modelo. Ao ver a Afrodite feia que ele tinha pintado, Zeuxis morreu de rir.

Se isso foi verdade, não há como saber, se foi a condição médica pré-existente que contribuiu para a sua morte, ou se realmente foi a risada fatal.

Recentemente, muitas fontes repetem a história de um homem dinamarquês chamado Ole Bentzen, que morreu rindo enquanto assistia ao filme A Fish Called Wanda. Embora essa história tenha se originado de um semanário Weekly World News.

Em geral, esses casos de morte suposta por risos poderiam, de fato, ter sido causados ​​por doenças médicas ainda não descobertas pelos médicos. Mas, até que se possa comprovar que a risada não era um fator, é bom ser um pouco de cauteloso durante seu próximo ataque de riso.

Veja Também:

Cientistas copiam o cérebro de um ser vivo para um computador

Fonte:

https://goo.gl/uR766S

Referências:

http://www.bbc.com/news/uk-england-18542377

https://books.google.com.br/books?

https://www.britannica.com/biography/Thomas-Urquhart

https://books.google.com.br/books?

https://books.google.com.br

books.google.com.br