O quanto você pesa é uma medida que varia de acordo com a gravidade do lugar onde você está.
Depende da massa do planeta e da distância entre seu núcleo e a superfície. Peso é uma força de atração entre dois corpos, em que o de maior massa sai ganhando (atrai mais). Uma das consequências da atração que a Terra exerce em nós, por exemplo, é o fato de ficarmos presos à sua superfície.
A intensidade dessa força pode ser calculada e é medida em “quilogramas-força” e em “newton” (abreviações: kgf e N).O cálculo considera não apenas a massa dos envolvidos mas também o raio, já que os planetas são redondos.
Isaac Newton propôs uma fórmula matemática para essa conta:
“O peso é proporcional à sua massa, mas inversamente proporcional ao quadrado do raio do corpo celeste”.
Mercúrio – 1 quilo = 0,37 quilo
O menor planeta do sistema solar tem pouca gravidade por possuir menos massa. É assim que você fica bem levinho por lá! Para fazer a conta, multiplique seu peso na Terra por 0,37.
Vênus – 1 quilo = 0,88 quilo
Tem gravidade parecida com a da Terra. Para descobrir seu peso nesse planeta, multiplique o número que aparece na balança por 0,88.
Marte – 1 quilo = 0,38 quilo
Por ser um planeta com só um pouco mais de massa do que Mercúrio, a conta fica parecida para os dois: basta multiplicar seu peso por 0,38.
Júpiter – 1 quilo = 2,64 quilos
O maior planeta do sistema solar possui muito mais gravidade do que a Terra por ter muito mais massa. Assim, para saber seu peso, multiplique o valor por 2,64.
Saturno – 1 quilo = 1,15 quilo
Apesar de ser um planeta gasoso, como Júpiter, tem menos massa: multiplique seu peso por 1,15.
Urano – 1 quilo = 1,17 quilo
Também é um planeta gasoso, mas não chega nem perto da massa do grandalhão Júpiter. Faça a conta multiplicando por 1,17.
Netuno – 1 quilo = 1,18 quilo
O último planeta do sistema solar é um pouco menor do que Urano, mas tem massa maior – e gravidade também maior. Descubra seu peso em Netuno multiplicando por 1,18.
O link abaixo mostra um simulador de como um corpo se movimenta, conforme a gravidade de cada planeta do sistema solar.
Deixe um comentário