Supermercado contrata robô, mas ele é demitido por assustar clientes

Robô

Fabio é um robô, desenvolvido pela Heriot-Watt University na Escócia, e projetado especificamente para ser capaz de manter conversas com humanos.

O robô é conectado à Internet e qualquer fala é processada em outro lugar antes que uma resposta seja enviada de volta, como Siri ou Alexa.

O supermercado escocês Margiotta concordou em dar ao robô um teste em suas lojas, como parte do programa Six Robots and Us da BBC .

A princípio, o robô parecia está indo bem. Ele cumprimentava os clientes, dizendo “olá, linda” ou dando-lhes um abraço. Os donos da loja ficaram satisfeitos.

No entanto, logo ficou claro que ele não seria o mais prestativo dos funcionários.  Ele estava realmente assustando os clientes para longe da seção de enlatados.

Embora os clientes tenham gostado da conversa, se eles pedissem ao funcionário-robô alguma informação, ele não era preciso na resposta. Quando perguntado “onde está a cerveja?” ele respondia, “na seção de álcool”.

As pessoas perguntavam onde estava o queijo, na vaga esperança de que ele dissesse “corredor três”.

“Em vez disso, apenas deu uma localização geral, por exemplo, ‘o queijo está na geladeira’, o que não ajudou muito”, disse a dona da loja, L uisa Margiotta, ao programa.

Ele foi enviado para a seção de salsichas para oferecer amostras de salsichas

Mas os clientes não ficaram impressionados e realmente saiam do seu caminho para evitar chegar perto dele.

Humanos realizando a mesma tarefa conseguiam fazer com que 12 clientes comessem salsichas de amostra a cada 15 minutos. Fábio só conseguiu em média dois.

“Infelizmente, o Fabio não teve um desempenho tão bom quanto esperávamos”, disse Margiotta. “As pessoas pareciam estar realmente evitando ele.”

Tendo falhado em ajudar na localização de produtos e oferecer comida de graça aos clientes, os donos da loja decidiram não mantê-lo.

Se você está pensando que seria pelo menos fácil demitir um robô por incompetência, não foi tão simples.

Quando o dono da loja o informou sobre a decisão, o pequeno funcionário inepto olhou para cima e perguntou “você está com raiva?”, O que é bastante doloroso.

Fonte:

IFLSCIENCE

[Tecnologia]